Curso : * PROINFO Integrado com * UCA
Módulo : 04
Eixo: 01
Atividade 1.5 – Proposta de Projetos
1.Professor – cursista : Iolanda Alves Câmara Castro,
Luzinete Rosa Basílio Oliveira,
Maria Evangelista Borges de Sousa,
Hosana Maria Ribeiro Reis.
Nome da Escola: Municipal Professora Luzia Tavares
Séries: 6º ano Número de alunos: 90 Número de professores: 10
Áreas de conhecimentos: Matemática, Ciências, História, Geografia, Português, Arte e Ensino Religioso.
Usina hidrelétrica de Itaipu: geração de energia através da água
3. Título do projeto
Projeto “Energia/Água, recurso da vida”
Apoio: Comunidade Escolar.
Parcerias: CELTINS, Cia. de Energia Elétrica do Estado Tocantins;
PROCEL, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica;
Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins.
4.Características do Projeto
O desenvolvimento do projeto acontecera interdisciplinar:
Geografia:
_ Fontes de energia primárias, renováveis e não renováveis;
_ Horário de pico e horário de verão;
_ Desenvolvimento sustentável;
História:
_ A história da energia;
Ensino Religioso:
_ A criação dos recursos naturais ”Bíblia Sagrada: GN”
Matemática:
_ Pesquisa, tabelas, gráficos, cálculos do consumo de Energia Elétrica/Água;
Ciências:
_Ambiente e energia;
_Sol, fotossíntese e ciclo da água;
Arte:
_ Reciclagem e reutilização do lixo;
Português:
Confecção de cartazes e faixas, trabalhando:
_Sensibilização da consciência ecológica;
_Dicas de segurança;
_Mudanças de hábitos;
Atividades envolvendo comunidade escolar e pais
• Exibição de vídeos educativos “Meio Ambiente”;
• Pesquisa na Internet;
• Palestra com engenheiro, PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica;
•Visita a Centrais Elétricas/ Usinas hidráulica;
•Visita a SANEATINS, para conhecer o processo de tratamento da água que chega até nós.
• Coletar o lixo próximo da nascente de rios;
• Pesquisa de opinião (grau de consciência ecológica e o grau de comportamento ecológico) .
5. Descrição geral
De todas as crises sociais e naturais que nós humanos enfrentamos, a da água é a que mais afeta a nossa sobrevivência “ De toda energia gerada no mundo, cerca de 15% é de energia hidráulica, e só no Brasil, essa quantidade, é de 90%.”O consumo mundial de Energia Elétrica aumentou desproporcionalmente á taxa de crescimento da população, o desperdício ,o uso inadequado podem esgotar ou degradar esse recurso.
A educação diz os especialistas, é importante porque a ação de cada um é maior do que qualquer intervenção que os governos ou empresas podem fazer. Ações como estas torna-se importantes, pois o principal agente de intervenção no meio ambiente em que esta inserido, é capaz de fazer pequenas mudanças nos hábitos e atitudes, que ao final de todo o processo fará uma grande diferença.
O Projeto: “Energia/ Água, recurso da vida”, será desenvolvido com o objetivo de conscientização ecológica, melhorando o grau de comportamento ecológico nas nos hábitos diários.
O desenvolvimento do projeto acontecerá nos meses de Maio e Junho de 2011, sendo trabalhado conforme descrito por disciplinas e exibição de vídeos educativos “Meio Ambiente”, pesquisa na Internet, palestra com engenheiro, PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, visita a Centrais Elétricas/ Usinas hidráulica, visita a SANEATINS, para conhecer o processo de tratamento da água que chega até nós, e coletar o lixo próximo da nascente de rios;
6. Tecnologias utilizadas
• Data show/ vídeos;
•Laboratório de informática / Lap Top;
•Som;
•Microfone;
7. Comentários
Observamos disponibilidade e comprometimento da comunidade escolar e pais em desenvolver as ações.
Apresentaremos na culminância do projeto: “Energia, recurso da vida” em junho de 2011, os trabalhos realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário